Após análises junto aos departamentos de Controle de Qualidade e Pós Impressão da Camisetas Rápido, percebemos que muitos são os erros que podem ser facilmente evitados, caso seja dada a devida atenção ao arquivo antes dele ser enviado para a produção. 

Uma das dúvidas mais frequentes é sobre o envio de imagens para estampa e impressão. Para agilizar o atendimento, preparamos este tutorial que vai ensinar sobre tipos de imagens e arquivos próprios para cada processo de estamparia.

Sabemos que cada fornecedor segue um padrão que melhor atende às suas necessidades. E, para atender sua demanda, aliando economia de tempo à garantia da melhor qualidade, desenvolvemos este Tutorial Prático. Sua função é, de forma técnica e objetiva, te instruir sobre as devidas precauções antes de enviar seus arquivos. 

Seguindo-o, juntos vamos atingir o resultado que você espera.

Arquivos

Para atender seu pedido, é necessário definir primeiro qual o tipo de impressão será usado para estampar sua peça. E cada processo de produção precisa de um formato de imagem específico. 

Se suas camisetas forem estampadas em Silk Screen, será necessário que o arquivo chegue pra gente salvo em PDF ou em formatos abertos como Ilustrator ou CorelDraw. Nestes casos, caso haja fontes, elas devem estar convertidas em curva. 

Se for Impressão Digital (DTG) em tecidos coloridos, o seu arquivo deve ser gravado em PNG sem fundo ou, se estiver em PDF, AI ou CDR – com as fontes convertidas em curvas -, podemos convertê-lo em PNG e usá-los tranquilamente. 

A Impressão Digital e a Sublimação em tecidos claros podem ser feitas com arquivos em JPG, JPEG, PNG com ou sem fundo transparente. Podem ser usados também arquivos em PDF, CDR ou AI. 

Se suas imagens estiverem em PSD, será necessária a consulta com a nossa equipe de Design para avaliação da possibilidade ou não de impressão.

Saiba mais

Arquivos em JPG, JPEG e PNG são arquivos fechados. E, por serem fechados, não conseguimos editar e nem alterar a sua qualidade. Estas são geralmente as extensões de arquivos que encontramos em imagens da internet e fotos em geral.

Se você vai converter seus arquivos nestas extensões, recomendamos que salve com, no mínimo, 300 DPI´s. O ideal para fotos é que tenham pelo menos 600 DPI’s.

Uma imagem contendo desenho, atletismo, cd

Descrição gerada automaticamente

A resolução de forma geral resume-se em qualidade. O número de cores e pixels de uma imagem resulta diretamente na nitidez da imagem.

Quanto maior a quantidade de pixels, maior será a capacidade de representação dos detalhes. A resolução de uma imagem com a finalidade de impressão deverá ser de, no mínimo, 300DPI’s. DPI significa dots per inch, ou seja, pontos por polegada. Tecnicamente, isso significa que cada uma polegada² (2,54cm²) deverá conter 300 pixels.

PNG sem fundo ou PNG transparente: quando falamos de Impressão Digital (DTG), necessitamos dos requisitos acima e que o arquivo venha em PNG sem fundo.

Arquivos em vetor

Os gráficos vetoriais não são construídos por pixels, embora sejam exibidos na tela do computador como tal. Eles são, na verdade, formados através de expressões matemáticas e as instruções inseridas produzem linhas, curvas e formas preenchidas.

Os gráficos vetoriais são, geralmente, muito menores em tamanho do que os gráficos de bitmap. Porém, se imagens bitmap são encaixadas dentro do vetor, o tamanho do arquivo geralmente será maior. Já se os gráficos de bitmap são incorporados em arquivos vetoriais, como por exemplo, um EPS, o elemento bitmap do gráfico vai sofrer em termos de qualidade, se redimensionado. 

Os gráficos vetoriais são criados em aplicativos como o Adobe Illustrator (AI) ou Corel Draw (CDR). Eles não têm um DPI nativo como uma imagem bitmap e pode ser redimensionado em qualquer tamanho sem perder a qualidade. Formatos de arquivos comuns para os gráficos vetoriais são EPS, CDR e AI.

Uma imagem contendo desenho

Descrição gerada automaticamente

Quando solicitamos os arquivos em vetor, é porque a estampa das suas camisetas será feita em Silk Screen. Com o arquivo neste formato, ou seja, aberto, temos condições de chegar no tamanho correto da impressão sem perder qualidade, além de fazer as separações de cores para gerar os fotolitos com encaixes perfeitos.

Dependendo da qualidade do JPG, JPEG ou PNG, podemos usar os programas CDR ou AI para vetorizar a imagem de forma automática. A qualidade deste vetor depende da qualidade da imagem e da quantidade de DPIs.

Se você não sabe como vetorizar a sua imagem, o ideal será que contrate um Designer para que faça esse serviço de vetorização. O custo deste processo geralmente é pequeno e os resultados são ótimos.

Fontes em curvas

Dentre os diversos tipos de alterações em artes impressas, é muito comum ouvirmos a clássica frase: “O arquivo não foi convertido em curvas!”

Mas o que realmente isso significa?

Converter em curvas nada mais é do que converter os textos em desenhos vetoriais, tornando os textos em não editáveis e transformando-os em imagens.

Solicitamos as fontes em curvas para evitar mudanças no layout nos casos de artes feitas com fontes que porventura não estejam instaladas nos nossos computadores.

Mas, se você não tiver esse arquivo em curvas e souber do nome da fonte, poderemos procurá-la. Se ela for gratuita, podemos baixar e desta forma atender o seu pedido. Se for uma fonte paga, você pode comprá-la e nos enviar para que possamos atender a sua demanda.

Dicas de como encontrar imagens

Sabia que por meio do Google Imagens você consegue encontrar imagens em boa qualidade para produzir a sua estampa? 

Sim, porém isso requer cuidado! Em primeiro lugar, é necessário verificar se essa imagem não tem direitos autorais. Se ela for de domínio público, pode ser usada à vontade.

Tela de celular com publicação numa rede social

Descrição gerada automaticamente
Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

Desta forma, você vai encontrar as imagens com qualidade razoável para impressão. É só baixar e nos enviar.

Variação de cor

Durante o processo de impressão, é muito comum ocorrer variações de até 10% nas tonalidades, seja essa variação para mais escura ou mais clara com relação ao arquivo original.

Caso exista a necessidade de uma maior precisão com relação às cores, o indicado é solicitar uma prova de cor, na qual poderemos aproximar 90% ou mais da tonalidade.

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

One thought on “Imagens para estampa — como enviar?

  • Andre da Cruz Abreu09/04/2021 at 04:34

    Olá! Estou muito contente por ter encontrado este blog de forma casual e, veio suprir de forma útil as minhas necessidades para um novo desafio profissional que estou mergulhando de cabeça, muito obrigado!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie Camisetas Online
pt_BRPortuguese