A impressão digital em camisetas, também conhecida como DTG ou silk digital, é uma técnica que imprime a imagem desejada diretamente no tecido. Com o uso de uma impressora, o jato de tinta é lançado diretamente na peça. Leia este artigo e saiba mais sobre este segmento da estamparia que é um dos mais modernos do mundo.

Impressora Epson F2100, um dos mais modernas equipamentos que atuam no segmento de DTG, a impressão digital

O mercado de estamparia de camisetas permite cada vez mais a personalização de pequenas quantidades. A impressão digital veio facilitar a vida de quem precisa de camisetas 100% algodão estampadas, mesmo em pedidos que necessitem de uma peça apenas. 

Além desta personalização, a técnica permite a liberdade tanto de cores da estampa quanto da cor do tecido e oferece durabilidade, o que deixa de lado o transfer, que, apesar de mais barato e de fácil aplicação, tem vida útil bem limitada.

O silk digital, como também é chamada a técnica, é feito em uma impressora à jato de tinta bem parecida com as que são usadas para imprimir em papel, porém com tinta têxtil à base de água. As camisetas estampadas na impressão digital têm uma durabilidade tão boa quanto às estampadas com o silk screen tradicional.

Neste formato de impressão em tecido, cada camiseta é estampada uma a uma. A liberdade de cores é total, sendo o equipamento capaz de estampar uma imagem de cor única ou até mesmo uma imagem muito colorida.

A impressão digital estampa qual cor de camiseta?

Hoje, todas. Já existiu a limitação de só imprimir camisetas brancas. Atualmente, com equipamentos cada vez mais modernos, é possível estampa tecidos de qualquer tonalidade. Para isso, é preciso apenas a aplicação do primer, produto responsável pela fixação da tinta branca. Esta tinta branca faz uma base para que as demais cores de tintas apareçam na camiseta.

Se você quer estampar uma camiseta preta com a foto do seu artista preferido, por exemplo, as cores da imagem não apareceriam no tecido preto, já que o preto da camiseta é a cor mais escura entre todas. 

Porém, com a aplicação do primer, a camiseta vai para a máquina e ganha uma camada de tinta branca exatamente onde as demais cores serão lançadas. Assim, o colorido sobressai sobre o branco e estampa a peça sem dificuldade.

Qual o formato do arquivo para a impressão digital?

A extensão mais indicada é o PNG, sendo mantido o fundo transparente. Assim, é garantido que a imagem seja estampada na camiseta sem bordas, deixando na peça apenas a imagem que realmente importa.

Para saber mais e tirar suas dúvidas, entre em contato com o atendimento da Crie Camisetas Online clique no ícone do WhatsApp no final da página.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie Camisetas Online
pt_BRPortuguese